sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Polícia Civil

Hoje a Polícia Civil de São Paulo está em polvorosa.

Passaram o dia em busca de uma solução para o conflito trabalhista que se instalou.

Não chegaram a um acordo com o Governo do Estado.

Caberá ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) a decisão.

Eles se mantêm em estado de greve e o trânsito já começa a complicar.

Aqui há vários pontos a serem colocados.

1) O governo não pode ser intransigente

2) Policiais, Delegados, Inspetores, merecem uma vida digna. Mas também não podem colocar em risco a população que prometeram defender.

Cada um tem de fazer sua parte.

E, talvez, se as condições de trabalho fossem melhores, não houvesse tanta corrupção, que sabemos que existe.

E não colocariam na cadeia inocentes.

Como a dos rapazes que confessaram um crime que não cometeram (por que será, né?) e depois de dois anos preso apareceu o verdadeiro criminoso.

As táticas utilizadas não podem ser contrárias à dignidade humana.

E a mãe que perdeu a filha e disseram que encontraram cocaína na mamadeira? Depois descobriram que era leite em pó. Que perito faz uma análise dessas?

Só que já era tarde. Porque a mulher foi presa e, no dia em que chegou, foi "enquadrada" (sabemos que até na prisão existe um código, uma ética): levou tanto sopapo que ficou cega e surda de um lado.

Agora ela entrou com ação de indenização.

Está errada? Não está não. A vida da filhinha não volta. Os sentidos perdidos, também não. O dinheiro não paga a dor. Mas quem erra deve responder pelo erro cometido, deve compensar.

Porque esse dinheiro pode ser bem utilizado. Espero que seja. Espero que a mãe não queira lucrar. Isso é uma atitude muito baixa.

Temos de ser mais humanos no sentido bom da palavra.

Estou lendo um livrinho de parábolas muito bacana.

"O homem é o ser que Deus fez menos do que ele pode ser".

Então, que tal nos focarmos mais no que temos de bom?

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Show e Teatro

Hoje fui convidada a um show, de aniversário da Alpha.

Parece ser bacana, com muitos convidados que fizeram muito sucesso nos anos 80 (Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, entre eles).

Vamos ver, né?

Depois conto como foi!

E amanhã estréia uma peça que estou com muita vontade de ver: Tom e Vinícius, do Marcelo Serrado.

Marcelo disse que não foi "oportunista", que foi um processo que amadureceu ao longo dos anos.

Oportunista ou não, a peça inicia sua carreira em uma época bem propícia: os 50 anos da Bossa Nova.

Fotinho

Preciso colocar uma fotinho aqui, né?

Mas com tanta correria, sempre esqueço!

Vamos ver se consigo uma folguinha qualquer dia desses... :)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sem idéias

Hoje, de novo, estou sem idéias sobre o que escrever.

Na realidade queria postar sobre um montão de coisas, mas é que são tantas as emoções que às vezes isso acaba nos confundindo.

Emoção é importante. A razão, também.

Quem diz não à emoção por teimosia, porque está achando que "sou o dono da minha razão" pode quebrar muito a cara. Pode descobrir, depois, que perdeu algo de muito valor.

E o contrário é verdadeiro: quando precisamos ser racionais mas dizemos "ah, minhas emoções é que falam mais alto" podemos perder uma oportunidade.

A vida é isso. A busca pelo equilíbrio. Só Deus sabe se um dia chegaremos lá.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Falta de educação. E de espírito coletivo

Mais uma vez, hoje passei por uma situação que é uma constante e que não deveria ser, principalmente se as pessoas prestassem um pouco mais de atenção na coletividade e não olhassem apenas e tão-somente para o próprio umbigo.

Peguei o ônibus e, antes de mim entrou um rapaz com uma mochila enooooooooooooorme. Aí, referido cidadão parou bem na porta de desembarque, pegou o celular e começou a conversar.

Nessa, um monte de gente não conseguia passar pela catraca porque a passagem estava obstruída.

Claro que o dito cujo não desceu no ponto seguinte, aliás, eu e outras pessoas descemos e a criatura continuou por lá.

No transporte público SEMPRE há recomendação para não permanecer nas portas, isso atrapalha quem vai descer, mas por que será que as pessoas teimam em repetir os mesmos erros? Quanto pior, melhor??????????????

É grotesco.

O rapazola só se tocou quando foi devidamente "enquadrado". Não precisava disso, certo? Trata-se de um adulto. O problema é que as pessoas querem regalias de adultas, mas não as responsabilidades, parecem, no fundo, crianças mimadas, Peter Pans da vida.

E o outro que estava nas escadas? Prá quê isso? Só para atormentar os demais?

Enquanto a população não fizer a parte dela, ou seja, conscientizar-se de que, prá melhorar deve-se começar de nós próprios, continuaremos a ser um lugar de quinta.

Um filho contestador

Esse suposto diálogo, mas muito pertinente e verdadeiro, foi postado no Blog do Tião Fiel, no Lancenet. É tão bom que resolvi postar aqui também.

FILHO - Pai, por que o senhor sempre diz que tenho que ser são paulino?

PAI - Porque o São Paulo é o melhor time do mundo. É o tricolor!

FILHO - Mas ele não foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato paulista de 1990 e tiveram que fazer uma manobra para trazê-lo de volta?

PAI - É verdade. Mas isso só aconteceu por causa de uma trapalhada da Federação Paulista, e, além do mais, já faz muito tempo.

FILHO - Mas em 1990 ele também não perdeu o título brasileiro pro Corinthians?

PAI - É, meu filho, perdeu. Mas eram outros tempos, aquele time estava sendo formado, o Corinthians tinha Ronaldo, Neto, o estádio todo a favor. Deixa pra lá.

FILHO - Mas, Pai, o Morumbi não é o estádio do São Paulo? Então como é que tinha mais corintiano?

PAI - Eles estavam empolgados porque não acreditavam naquele time e de repente foram pra final. É isso!

FILHO - Mas, Pai, dos 10 maiores públicos da história do Morumbi, 6 são do Corinthians, sendo que o recorde absoluto com mais de 145 mil pessoas em 1977 também é dele. O dono do estádio não deveria ter esses recordes?

PAI - Tá, filhão, tudo bem, a torcida deles é maior que a nossa, vai muito mais ao estádio, e daí? Isso não ganha jogo.

FILHO - Mas, então por que nos confrontos diretos o placar está em 105 vitórias do Corinthians contra 86 do São Paulo?PAI - #@$%!¨¨&*%, filho. Isso é porque eles deram muita sorte contra a gente. Não mereciam ganhar metade desses jogos. O que importa é que temos mais mundiais que eles.

FILHO - Mas, Pai, minha professora de geografia me ensinou que o mundo tem 5 continentes: América, Ásia, Oceania, Europa e África. Se a final era entre um time da América do Sul contra um europeu, pode ser chamado de mundial? Na Europa eles chamam isso de “Torneio Intercontinental“. 1 continente e ½ é mundo, pai?

PAI - Não interessa! Isso vale muito mais do que aquele torneio de verão que o Corinthians ganhou.

FILHO - Mas aquele torneio de verão teve os campeões dos 5 continentes, mais o campeão do país sede, que, por acaso, era o Brasil e que, por acaso, tinha o Corinthians como bicampeão nacional. Além disso, tinha a chancela da FIFA, enquanto o do Japão só tinha o da montadora de veículos, não é mesmo? Então está 1 a 1 em títulos mundiais não é, pai?

PAI - Cê tá de sacanagem, né, filho?! Que conversa é essa?

FILHO - Sabia que a Copa Toyota nem existe mais, pai? Se era tão boa, por que acabou?

PAI - É que agora a FIFA resolveu fazer um mundial oficial dela, com representantes de todos os continentes.

FILHO - Ah, entendi. Como aquele de 2000, né, pai?

PAI - AAAAAIIIIIIII, que raaaaaaaaaaiva! É, filho, como aquele de 2000.

FILHO - Pai, por que a copa Toyota era transmitida para cerca de 30 países com audiência estimada em 400 milhões de pessoas e o Mundial de 2000 foi transmitido para 63 países com audiência superior a 1,5 bilhão?

PAI - Não sei, moleque. Pára de fazer pergunta cretina!

FILHO - É cretinice perguntar por que a maior audiência da história do SBT foi a final da Copa do Brasil de 95, vencida pelo Corinthians, com 45 pontos de audiência, a maior audiência da história da Band foi a final do Mundial da FIFA de 2000, vencido pelo Corinthians, com 53 pontos de audiência, e dos últimos 20 recordes de audiência esportiva da rede Globo 11 são do Corinthians?

PAI - #@$%!¨¨&*%, moleque! O que é isso? Resolveu pegar no meu pé agora?

FILHO - Claro que não, Pai. Mas, não importa. Vamos falar de grandes personalidades do mundo, afinal estou vendo que o senhor já está ficando estressado. A maior cantora do Brasil de todos os tempos, Elis Regina, essa era são paulina, né, pai?

PAI - Não! Corintiana.

FILHO - Tudo bem, mas o maior ídolo do esporte brasileiro de todos os tempos, Ayrton Senna, esse era campeão, tinha que ser são paulino, não é mesmo?

PAI - Não! Corintiano.

FILHO - Beleza, Pai. Não estressa! Vamos sair do esporte. O homem mais rico do Brasil, o maior empresário que existe no país, Antonio Ermírio de Moraes, esse sim é tricolor, não é?

PAI - Não! Corintiano.

FILHO - #@$%!¨¨&*%, pai. Tá ficando difícil. Vamos mudar de novo. O presidente da república, o homem mais importante da nação. Esse só pode ser tricolor.

PAI - Não! Corintiano.

FILHO - E o anterior a ele, o Fernando Henrique, esse sim, hein, Pai?

PAI - Não! Corintiano.

FILHO - Mas o outro antes dele era, né, Pai? O Itamar.

PAI - Não! Corintiano também.

FILHO - Caramba, pai! Assim não tem jeito. Vamos mudar de sexo, então. Vamos falar das mulheres. A grande Marta, melhor jogadora do mundo do futebol feminino, a Hortência, maior jogadora de todos os tempos do basquete, a Dayane dos Santos, maior ginasta do país, pelo menos uma delas é são paulina, não é mesmo?

PAI - Não! Todas corintianas!

FILHO - Tá de sacanagem, né, Pai?! Ninguém importante é são paulino?

PAI - Claro que sim... tem sim. Aquele... o grande, o internacionalmente conhecido vocalista do Ira, o Nasi!PAI - Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, moleque! Assim não dá! O que mais você quer saber? Já cansei dessas perguntas irritantes.

FILHO - Tá bom, Pai, acho que exagerei. Vamos fazer o seguinte, me leva pro Morumbi, vamos ver um jogo do tricolor.

PAI - Não dá!

FILHO - Por que, pai?

PAI - Porque não temos carro.

FILHO - Tudo bem, vamos de metrô!

PAI - Não passa lá.

FILHO - Tá, então vamos de ônibus.

PAI - Só pegando dois e ainda corremos o risco de não ter pra volta por causa do horário.

FILHO - Caramba, Pai. De que vale ter um estádio grande se a gente não pode ir pra lá numa quarta-feira à noite? O Pacaembú é alugado, mas a torcida do Corinthians pode ir. Será que é por isso que toda quarta-feira eles jogam pra 20, 30 mil pessoas enquanto o São Paulo joga pra 3 mil?

PAI - (RESPIRA FUNDO E CONTA ATÉ MIL)

FILHO - Calma, paizinho, não fique nervoso. Sempre somos melhores em alguma coisa. Pelo menos somos chamados de bambis enquanto eles são chamados de gambás. Bambi é um bicho forte, valente, perigoso, voraz, não é pai?

PAI - (CHORANDO) Nããããooo, seu desgraçado! Não é! É um personagem de Walt Disney. Tá satisfeito agora, seu bobo? !!!

FILHO - Chega, Pai! Assim não dá. Eles tem mais torcida, mandam no nosso estádio, tem mais vitórias em cima da gente, tem mais torcedores ilustres, jogam em um estádio bem localizado, tem apelido macho, enquanto somos chamados de bambis, dão mais audiência na TV e o senhor ainda quer que eu seja são paulino, pai?

PAI - (UM SILÊNCIO SEM FIM)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Glorioso Primeiro de Setembro

O dia já está quase findando, mas, apesar de já ter escrito em diversos blogs e sites e comunidas etc e tal, não posso deixar de mencionar, no meu espaço, os aniversariantes do dia.

Primeiro, o Rubão, meu tio Rubens, um palmeirense muito boa-gente. Mais do que boa-gente, pessoa cujo caráter é inestimável e que me passou (e a meu irmão também) bons valores morais, bons princípios, integridade.

Alguém que merece tudo de melhor que Deus lhe conceder.

E o "ancião", que aniversaria hoje 98 anos, o inenarrável SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA.

Uma vida de paixão, garra, amor incondicional, esperança, fé, tradição, raça e talento.

Algumas tristezas, mas que são superadas porque sabemos que uma quedinha significa apenas isso: uma quedinha. A grandiosidade do time vai muito além de títulos conquistados, de um estádio próprio construído.

A grandiosidade se revela quando se consegue reerguer, dar a volta por cima, quando se mostra respeito e amor à camisa.

Às vezes há umas escaramuças, mas que relacionamento duradouro e verdadeiro não possui? Nada que não seja resolvido.

Corinthians, amor primeiro e eterno.