quarta-feira, 30 de julho de 2008

Candidaturas

Estava lendo a Revista da Semana (publicação da Editora Abril) e saiu um pequeno texto a respeito de como existem candidatos a cargos públicos, no Brasil, despreparados.

No interior de Minas Gerais houve a impugnação de várias candidaturas, porque os concorrentes simplesmente não conseguem escrever uma simples frase.

O artigo faz uma análise muito razoável.

Também acredito ser descabido exigir que qualquer candidato possua curso superior. Eu tenho e acredito que estudar é importantíssimo, mas só isso não indica firmeza de caráter.

E não basta ser estudioso, é necessário ter sensibilidade para compreender quais são os problemas mais urgentes, o que precisa ser resolvido com maior rapidez.

E pessoas inteligentíssimas também são passíveis de erros.

Só que não se pode abdicar de qualquer critério e passar a nivelar "por baixo".

Se não é exigível que um candidato tenha mestrado, doutorado, etc, é primordial que ele saiba se expressar, até para não ser ludibriado.

E se a pessoa não sabe escrever uma frase simples, torna-se presa fácil.

Aqui serei bastante idealista, mas acredito que um bom candidato deva ter firmeza de caráter, sensibilidade, bons ouvidos, bons olhos, boa percepção e capacidade de compreensão das coisas, dos fatos e dos escritos que lhes são mostrados.

Precisamos prestar mais atenção nisso quando formos votar.

Nenhum comentário: